O Filho do Dono do Tesouro Divulga

Para sua consulta permanente:
- Deus o Senhor;
- Lições de vida;
- Diversos interessantes;
- Rir é o melhor negócio;
- Meio Ambiente;
- Alimentação Saudável;
- Doença e saúde;
- Segurança no trânsito.

03 fevereiro, 2010

A PALAVRA DE DEUS E SUA VONTADE

A BÍBLIA SAGRADA


Tradução na linguagem de hoje

Versículos básicos

“A Bíblia é um livro de mistérios, até que encontramos a chave que desvenda todos eles. Aí a Bíblia se torna uma mensagem para nós”.

2 – A PALAVRA DE DEUS E SUA VONTADE

Aí o Senhor Deus disse:
-Não deixarei que os seres humanos vivam para sempre, pois são mortais. De agora em diante eles não viverão mais que cento e vinte anos (Gênesis 6: 3).

O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo (Gênesis 9: 13b).

Se você der atenção a tudo o que Deus diz em sua Palavra e se obedecer fielmente aos seus mandamentos, Deus fará com que você seja muito poderoso e o abençoará em tudo o que fizer.
Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim. Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes (Êxodo 19: 5, 6).

OS DEZ MANDAMENTOS
Moisés mandou que o povo se reunisse e falou assim:
 Povo de Israel, preste atenção nas leis e mandamentos que estou dando a vocês hoje. Aprendam essas leis e façam tudo para cumpri-las. O Senhor, nosso Deus, fez uma aliança conosco no monte Sinai.
1 – Não adore outros deuses; adore somente a mim.
2 – Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na Terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois Eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.
3 – Não use o meu nome sem o respeito que Ele merece; pois EU sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.
4 – Guarde o sábado (domingo), que é um dia santo, como Eu, o Senhor mandei. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem seus filhos, escravos, animais. Em seis dias Eu, o Senhor, fiz o céu, a Terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que Eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.
5 – Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
6 – Não mate.
7 – Não cometa adultério.
8 – Não roube.
9 – Não dê testemunho falso contra ninguém
10 – Não cobice a casa de outro homem, não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele (Êxodo 20: 2 a 17 e Deuteronômio 5: 1 a 20).

Eu sou o Senhor. Dediquem-se a mim, o Deus de vocês, e sejam completamente fiéis a mim, pois Eu sou santo (Levítico 11: 44a).

Sejam santos, pois Eu, o Senhor, sou santo. E Eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus (Levítico 20: 26).

Santidade: pureza moral; separação do mundo para o serviço de Deus no mundo.
Espírito de Deus tomou conta de Balaão e ele fez esta profecia:
- Quem abençoar o povo de Israel será abençoado; e quem o amaldiçoar será amaldiçoado (Números 24: 9b).

Então o Senhor disse a Moisés:
Do meio deles escolherei um profeta que será parecido com você. Darei a esse profeta a minha mensagem, e ele dirá ao povo tudo o que Eu ordenar. Eu castigarei quem não obedecer às ordens que esse profeta der em meu nome. (Deuteronômio 18: 18, 19).

Se vocês abandonarem o Senhor e começarem a praticar maldades, ele fará cair sobre vocês maldição, confusão e castigo. Ele os amaldiçoará em tudo o que fizerem e acabará logo com vocês (Deuteronômio 28: 20).

Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Senhor, nosso Deus; mas o que Ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e os nossos descendentes, para sempre (Deuteronômio 29: 29a e b).

Para saber o que Deus quer nos dizer, temos de saber o que está escrito na sua Palavra.

Senhor é quem tira a vida e quem a dá. É Ele quem manda a pessoa para o mundo dos mortos e a faz voltar de lá. Ele faz com que alguns fiquem pobres e outros ricos; rebaixa uns e eleva outros.
Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados (1 Samuel 2: 6, 7, 8a).

E Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do Senhor (1 Samuel 3: 19, 20).

Samuel disse: “Até aqui o Senhor me ajudou” (1 Samuel 7: 12b).

Lembrem que o Senhor disse:
- Eu usarei o meu servo Davi para salvar Israel, o meu povo, tanto dos filisteus como de todos os outros inimigos (2 Samuel 3: 18).

O Senhor Deus mandou o seguinte recado:
- Não ataquem os seus próprios irmãos, o povo de Israel. Voltem todos para casa! Se tudo aconteceu assim, foi porque Eu, o Senhor Deus, quis (2 Crônicas 11: 4a e b).

Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a Ele com todo o coração (2 Crônicas 16: 9).

Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz (Salmos 62: 12b).

Deus diz:
- Eu marquei um tempo certo para o julgamento e julgarei com justiça.
É Deus quem julga; É Ele quem declara que uns são culpados e que outros são inocentes. Ele quebrará o poder dos maus; mas o poder dos que obedecem a Deus crescerá (Salmos 75: 2, 7, 10).

Filho, preste atenção no que Eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembrem delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las (Provérbios 4: 20 a 22).

Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas. O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias de sua vida, ela só lhe faz bem e nunca o mal. Está sempre ocupada. É esforçada, forte e trabalhadora. Ajuda os pobres e necessitados. É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza.
Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: “Muitas mulheres são boas, mas você é a melhor de todas (Provérbios 31: 10 a 13a, 17, 20, 25, 26, 28, 29).

Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal (Eclesiastes 12: 13b, 14).

A VOLTA DO POVO DE DEUS PARA A SUA TERRA
Naquele dia o descendente de Davi, filho de Jessé, será como uma bandeira para as nações. Os povos passarão para o lado dele, e da cidade onde ele reina, brilhará a glória de Deus (Isaías 11: 10).

Quem foi que planejou tudo isso contra Tiro?
Foi o Senhor, Todo-Poderoso, que fez esses planos a fim de humilhar os orgulhosos e rebaixar os mais poderosos do mundo (Isaías 23: 8b, 9).

A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre (Isaías 40: 8).

Se ouvirem e fizerem o que Eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas.
Escutem e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi (Isaías 55: 2c, 3).

O Senhor Deus diz:
- Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e Eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da Terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus (Isaías 55: 8, 9).

Assim também a ordem que Eu dou não volta sem ter feito o que Eu quero; ela cumpre tudo o que Eu mando (Isaías 55: 11).

Os pastores do meu rebanho não entendem nada; todos seguem os seus próprios caminhos e procuram os seus próprios interesses (Isaías 56: 11b).

Os que vivem uma vida correta descansam em paz na sepultura (Isaías 57: 2b).

O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupa aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes (Isaías 58: 7).

O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte da sua força, nem o rico da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque Eu, o Senhor sou Deus de amor e faço o que é justo e divino no mundo (Jeremias 9: 23, 24a e b).

Pode ser que eles deem atenção e abandonem os seus maus caminhos. Se isso acontecer, então Eu mudarei de ideia a respeito da desgraça que estou planejando fazer cair sobre eles por causa das suas más ações (Jeremias 26: 3).

Vocês precisam mudar a sua maneira de viver e de agir e precisam obedecer às palavras do Senhor. Se vocês fizerem isso, então Ele mudará de ideia e não mandará a desgraça que prometeu mandar (Jeremias 26: 13).

Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus (Jeremias 48: 10a).

Que as pessoas sábias e ajuizadas entendam a mensagem deste livro e meditem nela! Os caminhos de Deus, o Senhor são certos; os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão (Oséias 14: 9).

Às vezes Deus tenta nos mostrar a causa dos nossos problemas através da sua Palavra.

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo.
Um anjo do senhor apareceu a José num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mateus 1: 18, 20, 21).

João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, dizendo:
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto.
Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. E João dizia:
- Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo (Mateus 3: 1, 6, 11).

Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas. Felizes as pessoas que têm coração puro, pois elas verão a Deus (Mateus 5: 6, 8).

A Palavra de Deus representa a sua vontade.

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas (Mateus 7: 12).

Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe (Mateus 12: 47 a 50).

Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram (Mateus 13: 16, 17).

Jesus disse aos seus discípulos:
- o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois Ele será ressuscitado (Mateus 17: 22, 23a).

Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido (Mateus 23: 12).

O céu e a Terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre (Mateus 24: 35).

A CEIA DO SENHOR.
Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu aos discípulos, dizendo:
- Peguem e comam; isto é o meu corpo.
Em seguida pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus.
Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo:
- Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo (Mateus 26: 26 a 28).

Jesus disse:
- Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos (Mateus 28: 20b).

Deus fala conosco através de Jesus, a Palavra viva!
Jesus respondeu aos que lhe perguntavam sobre parábolas:
- A vocês Deus mostra o seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles se voltariam para Deus, e Ele os perdoaria (Marcos 4: 11, 12).

Jesus comentou ainda:
- E quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Elas ouvem a mensagem, mas quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos (Marcos 4: 17b, 18c, 19).

Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda está espalhando (Lucas 11: 23).
Jesus disse:
- Que a paz esteja com vocês. Por que vocês estão assustados? Enquanto ainda estava com vocês, Eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. O que estava escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar (Lucas 24: 36b, 38, 44, 46).

A PALAVRA DA VIDA.
Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.
Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o pai deles. A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.
E nós vimos a revelação de sua natureza divina, natureza que Ele recebeu como Filho único do Pai (João 1: 1 a 4, 11 a 14).

Leio e medito na Palavra de Deus, que me revela todas as respostas.

João viu Jesus vindo na direção dele e disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre Ele. Eu não sabia quem Ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse:
- Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. É esse quem batiza com o Espírito Santo.
Eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que Ele é o filho de Deus (João 1: 29, 32 a 34).

Jesus disse:
- Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus (João 3: 21).

Jesus disse:
- Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que Ele quer (João 5: 21).

Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu:
- Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas” (Atos 4: 11).

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano (Romanos 8: 28).

É de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que Ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito (Romanos 9: 12b).

Se não existe ressurreição dos mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado. E se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada a anunciar, e vocês não têm nada para crer.
E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo para Deus, porque afirmamos que Ele ressuscitou Cristo.
E se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nEle estão perdidos.
Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isto é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão (1 Coríntios 15: 13 a 15a, 17 a 20, 22).

Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal, material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo imortal, espiritual (1 Coríntios 15: 42b, 44b).

Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com Ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus (2 Coríntios 5: 21).

Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer, é contra o que a natureza humana quer (Gálatas 5: 16b, 17a).

De acordo com a sua vontade e com aquilo que Ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo (Efésios 1: 11b).

Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, Ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus.
Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formaram um só povo novo e unido com Ele (Efésios 2: 14, 15).

É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença de Deus (Efésios 2: 18).

Há um só corpo e um só Espírito e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês. Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há um só Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos (Efésios 4: 4 a 6).

Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar (Apocalipse 3: 8).

Enxergar portas abertas é uma questão de fé.
Hoje é mais um dia de portas abertas em minha vida, em nome de Jesus!
Ouça a Palavra de Deus se revelar no seu coração, obtenha fé e creia.
Assim é que se obtém vitórias.

Comentário: Esta é a segunda parte do primeiro Mapa (A Bíblia Sagrada) do Tesouro (paz, amor, fé, felicidade e prosperidade com Deus no coração). Este primeiro Mapa é composto de 30 partes, cada uma englobando versículos classificados e numerados segundo títulos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, comentem a vontade!